Equipe Médica do HC é homenageada durante Sessão Ordinária

Médicos foram responsáveis por separar irmãs siamesas através de procedimento inédito no país
Equipe Médica do HC é homenageada durante Sessão Ordinária

Foto: Allan S. Ribeiro

A equipe médica do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto, que foi responsável pela separação das gêmeas siamesas Maria Ysabelle e Maria Ysadora, nascidas unidas pelas cabeças, foi homenageada pelos vereadores durante a última sessão ordinária, realizada no dia 13 de novembro.

Foram congratuladas 75 pessoas, entre elas, os 30 médicos que participaram do procedimento  (inédito em todo o país), representantes da Faculdade de Medicina  da USP Ribeirão Preto e os pais das crianças. Todos foram agraciados com uma moção de aplausos  e congratulações, proposta pelos vereadores Maurício Gasparini (PSDB), Rodrigo Simões (PDT), Otoniel Lima (PRB), Lincoln Fernandes (PDT), Gláucia Berenice (PSDB) e  Bertinho Scandiuzzi (PSDB), além do Presidente Igor Oliveira (MDB), que introduziu a homenagem,

"Interrompemos a sessão ordinária para prestar uma justa homenagem  à equipe de heróis do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto. Em nome das gêmeas Maria Ysadora e Maria Ysabelle, nós da Câmara Municipal de Ribeirão Preto, agradecemos pela coragem e empenho de salvar a vida dessas crianças."

Na sequência, um vídeo mostrando o histórico do caso foi exibido no telão do plenário e a homenagem foi concluída com a entrega de um diploma a cada homenageado.

Ao todo, foram realizados 5 procedimentos cirúrgicos. As irmãs foram separadas definitivamente no dia 27 de  outubro, após uma cirurgia que durou mais de 20 horas. As crianças deixaram a Unidade de Terapia Intensiva (UTI)  Pediátrica do HC no dia 7 de novembro.

"Eu sabia que nós tínhamos pessoas competentes que pudessem enfrentar esse desafio, que obviamente começou com a nossa instituição, a Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto através do Hospital das Clínicas, que resolveu enfrentar isso conosco." Conta  o Doutor Hélio Rubens Machado médico que idealizou a cirurgia de separação das gêmeas siamesas.

A história das gêmeas comoveu todo o país e o pioneirismo do procedimento comprovou a competência dos profissionais que estão a serviço do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto.